domingo, 8 de agosto de 2010

Ringer Lactato

Soluto de Ringer, Ringer, Ringer-lactato, cristalóides são soluções isotônicas ao plasma sanguíneo, formadas por eletrólitos ou moléculas de pequenas dimensões sem carga formal. Podem conter sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloreto, glicose e tampões, como acetato ou citrato, para manter as condições mais próximas as do sangue.


Seu uso principal é diluir o sangue, em casos onde há perda deste, de modo a evitar o choque hipovolêmico. Como apenas dilui o sangue, deve-se tomar o cuidado para que a concentração de hemoglobina, que permite o transporte de oxigênio, não fique muito baixa, o que favorece processos anaeróbicos e aumenta a acidez do sangue. Nestes casos é recomendado transfusão.

A escolha na utilização do soro Ringer Lactato é preferível à utilização do soro fisiológico.

É utilizado também como principal diluidor do sangue, em casos de hematomas sérios, em vez do sangramento cirúrgico dos mesmos. Demonstra-se extremamente eficaz reduzindo a massa hematómica, normalmente em 10% a cada 24 horas, dependendo do tipo de fisionomia do paciente. Deve ser unicamente administrado por profissionais de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário