domingo, 22 de agosto de 2010

Rash Cutâneo

O "rash" é uma erupção cutânea caracterizada por lesões eritematosas (vermelhas), papulosas ("empoladas"), puntiformes, com distribuição generalizada (acometendo várias áreas corporais) e podendo ser pruriginosas ou não ("coçar" ou não). Em geral, acomete a face, tronco, membros superiores e inferiores, mas pode estar ausente em uma ou duas destas regiões.

Exantema também é sinônimo de rash cutâneo, que pode ser causado em decorrência do uso de alguns medicamentos (reações adversas). O rash tem aspecto avermelhado e pode se elevar na pele.

Exantema por definição é o aparecimento de manchas ou pápulas (para além da mancha também há elevação da lesão) na pele. Este tipo de lesão pode ser única ou existirem várias e pode ocorrer apenas numa região específica do corpo (rash localizado) ou então espalhar-se por todo o corpo (rash disseminado ou generalizado). Há inúmeras causas para o aparecimento de exantemas que geralmente são de curta duração e ocorrem em doenças febris de origem infecciosa ou parasitária, ou ainda em intoxicações medicamentosas e também nos casos de infecção por HIV. No caso da infecção ser por HIV, o rash é macular eritematoso (manchas avermelhadas que não são salientes) e disseminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário