quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Pirose (Azia)
Pirose (do grego "pýrosis", acção de queimar) ou azia, é a sensação de ardor (queimação), que tem início na parte posterior do esterno e que se propaga, via de regra, através de ondas ou golfadas, até a faringe, fazendo-se acompanhar de eructação com acidez e aumento da salivação. A pirose pode ser sintoma de algumas doenças como refluxo gastroesofágico, ou indicativo de processos irritativos ou inflamação recorrente no esôfago. O ardor é provocado pela ação do ácido gástrico (e por vezes também de bílis), fora do ambiente estomacal.
Disartria
Disartria é um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de articular as palavras de maneira correta e, entre as principais causas, estão as lesões nos nervos centrais e doenças neuromusculres como a Miastenia Gravis (MG).
Polaciúria
Polaciúria é um sintoma urinário caracterizado por aumento do número de micções com diminuição do volume da urina, ou seja, urina pouca quantidade muitas vezes ao dia
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Sinal de Cullen
O Sinal de Cullen é caracterizado pela presença de equimoses, em geral azuis-pretas, na região periumbilical devido à hemorragia retroperitoneal. As duas principais causas são pancreatite aguda hemorrágica e gravidez ectópica.
Sinal de Brudzinski
O Sinal de Brudzinski aparece quando há o levantamento involuntário das pernas no momento em que é feita a flexão do pescoço do paciente. Sinal observável na meningite aguda. Verifica estiramento ou compressão nervosa. Coloca-se o paciente em decúbito dorsal, sobre uma superfície reta, com membros inferiores estendidos, apoia-se a região occipital do paciente com as mãos e faz-se flexão do pescoço, se ocorrer flexão involuntária da perna sobre a coxa e dessa sobre a bacia ao se tentar ante-fletir a cabeça, o sinal de Brudzinski será positivo.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Sinal de Homans
O sinal de Homans é um sinal de desconforto ou dor na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé. É causado por uma trombose das veias profundas da perna (TVP). Recebe este nome em homenagem ao médico americano John Homans.
No Sinal de Homans, o examinador faz um movimento de dorsiflexão do pé para avaliação realizada no membro inferior. Em geral, quando a dor é positiva, o paciente refere dor na panturrilha. Contudo,é válido ressaltar que esse sinal não é diagnóstico definitivo de tromboflebite, pois a dor relatada também pode ser causada por estiramento muscular.
Assinar:
Postagens (Atom)