domingo, 7 de novembro de 2010

Escala de Ramsay

A Escala de Ramsay é usada para avaliar o grau de sedação de pacientes em uso de fármacos. Visa evitar a sedação insuficiente (o paciente pode sentir dores) ou demasiadamente excessiva (colocando-o em risco de morte)cos.

Tridil

Solução injetável 5 ml e 10 ml. 

Tridil, quimicamente o 1, 2, 3 trinitrato de propanotriol (nitroglicerina), é um vasodilatador coronariano, cuja principal ação farmacológica é o relaxamento da musculatura vascular lisa. Apesar da predominância dos efeitos em nível venoso, a nitroglicerina produz dilatação, tanto em nível arterial como em nível venoso, em relação direta com a dose. Já a administração de Tridil, na forma de solução injetável, permite a obtenção rápida de altas concentrações de nitroglicerina na circulação sistêmica e pronto início da terapia, principalmente no tratamento urgente da insuficiência cardíaca congestiva e da isquemia aguda.

 Indicações

Tridil (nitroglicerina) é indicado para tratamento de hipertensão pré-operatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e aos betabloqueadores e para indução de hipotensão intra-operatória.

Contra-indicações

São extremamente raras as reações alérgicas aos nitratos orgânicos, mas existem. Tridil é contra-indicado em pacientes alérgicos à nitroglicerina ou aos componentes da fórmula. Em pacientes com tamponamento pericárdico, cardiomiopatia restritiva ou pericardite constritiva, o débito cardíaco é dependente do retorno venoso. A nitroglicerina intravenosa está contra-indicada aos pacientes com estas condições.

Reações adversas / Efeitos colaterais 

As reações adversas ao Tridil (nitroglicerina) são em geral ligadas à dose e quase todas estas reações são o resultado da atividade de nitroglicerina como vasodilatador. A cefaléia, que pode ser grave, é o efeito colateral mais comumente informado.

Tridil - Posologia
Não se destina à injeção intravenosa direta. Tridil (nitroglicerina) é uma droga potente concentrada, que deve ser diluída em dextrose (5%) para injeção USP ou cloreto de sódio (0,9%) para injeção USP antes de sua infusão. Tridil não deve ser misturado com outras drogas. 1. Diluição inicial: Transferir assepticamente o conteúdo de uma ampola de Tridil (contendo 25 ou 50 mg de nitroglicerina para um frasco de vidro de 500 ml com dextrose (5%) para injeção USP ou cloreto de sódio (0,9%) para injeção USP. Isto leva a uma concentração de 50 mcg/ml ou 100 mcg/ml. A diluição de 5 mg de Tridil em 100 ml dará também uma concentração final de 50 mcg/ml. 2. Diluição de manutenção: É importante considerar os requisitos de fluidos dos pacientes, assim como a duração esperada de infusão, na seleção da diluição apropriada de TridilTridil não deve exceder 400 mcg/ml (nitroglicerina). Após a titulação de dosagem inicial, a concentração da solução poderá ser aumentada, se necessário, para limitar os fluidos dados ao paciente.

sábado, 6 de novembro de 2010

Sinal de Babinski


O sinal de Babinski, observado quando há a extensão do hálux e a abertura em leque dos dedos em decorrência de um estímulo na planta do pé, foi descrito inicialmente por Joseph Jules François Félix Babinski (1903), neurologista que lhe dá o nome como indicativo de lesão neurológica. A presença do sinal representa a desinibição do relexo espinal normal decorrente de lesão das vias inibitórias descendentes desde o cérebro ou medula espinal.

Clinicamente, o sinal de Babinski é produzido passando-se cuidadosamente na parte lateral do pé um objeto de ponta arredondada e estendendo o estímulo discretamente para o aspecto medial através da área metatársica. A resposta positiva tem dois componentes: dorsiflexão do hálux e abdução discreta (abertura em leque) dos outros artelhos. No relexo normal, observado nas crianças com mais de dois anos e nos adultos, há a flexão plantar dos dedos do pé em resposta ao estímulo.